top of page

A sabedoria da insegurança

  • Foto do escritor: Mente mais calma
    Mente mais calma
  • 4 de mar. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 25 de mar. de 2020

O título do livro chama muito a atenção porque ninguém, a princípio, consegue ver que a insegurança é algo que pode te trazer sabedoria, mas traz! É o que Alan Watts afirma e explica como isso é possível.


ree

Créditos pela imagem: Site Alto Astral


De um modo geral, o autor afirma que a busca da segurança é o principal comportamento que nos aprisiona em uma vida sem sentido, sem graça e tediosa. Assim sendo, se aprendermos a lidar com a insegurança, que é a vida em si, poderemos ficar mais fortes, sábios e quiçá mais felizes.


No entanto, outra coisa na capa do livro chama a atenção, seu subtítulo: “como sobreviver na era da ansiedade?”. Como esta é uma pergunta que todos fazem a si mesmos em pelo menos algum momento da vida, serve como anzol que fisga o leitor, desesperado para ser mais tranquilo (este paradoxo foi intencional).


Porém, vou dizer a vocês que foi na ficha catalográfica do livro que realmente fiquei surpresa: este livro foi escrito em 1951. Eu repito, 1951! Neste ponto, percebi que Watts fez uma descrição do ser humano em uma perspectiva atemporal (que não depende do tempo), pois ele não fala da nossa “era”. Ansiedade é algo que nos mata há muito tempo, apesar de as novas tecnologias e a pressão capitalista fornecer, talvez, só um combustível extra para nosso fogo do sofrimento.


Vejam só: Watts fala que a nossa maior droga é o nosso alto padrão de vida e é em nome dele que nos matamos em empregos ruins, pois morremos de medo de não ter dinheiro para pagar o aluguel e tememos ser só mais um na multidão. É espantoso como isso soa atual, pois muitos de meus pacientes na clínica sofrem terrivelmente quando o assunto é o aluguel e a preocupação com a aparência, quando, na verdade, esquecem de olhar as vantagens que já possuem, como ter boa saúde.


Há outras coisas que o autor cita que são absurdamente correspondentes com nossa era atual: o desejo pelas distrações, as doenças que surgem por causa do estresse, o pequeno número de pessoas que morrem em paz, a Medicina que não consegue salvar as almas e... a dificuldade que temos em viver o momento presente.


Neste ponto, lembrei-me na hora do best seller “O Poder do Agora”, de Eckhart Tolle, um livro que fala exaustivamente sobre o assunto e que surgiu em 1997. É possível notar, então, que Alan Watts foi um visionário por debater sobre este assunto nos anos 50, algo muito além de seu tempo e que só agora está ganhando reconhecimento entre as pessoas.


Por fim, vou citar uma frase maravilhosa do livro: “uma das saídas é encarar a vida como ela é, nada demais”. Simples e libertador! Quem consegue encarar a vida assim, vive em paz. Sem cobranças exageradas (de si mesmo e dos outros), sem ir além dos limites do próprio corpo e sem desfrutar o momento presente.


Nem todos conseguem fazer isso sozinhos, por isso a terapia é tão indicada. Ela surge como ferramenta para neutralizar os pensamentos antigos para que novas crenças possam surgir, inclusive a crença de viver em equilíbrio.


Mesmo assim, o livro “A sabedoria da insegurança” lança luz sobre uma necessidade humana difícil de se concretizar: viver em paz. Seja essa necessidade antiga ou atual, a questão é que precisamos de ajuda e esse livro pode te ajudar, sim!


Recomendamos que você leia esta livro. Acesse abaixo o link azul para ser direcionado até a Amazon e adquira este livro.


Acesse o link: amzn.to/39olgYT


Tenha uma mente mais calma!

Comentários


bottom of page